Carnaval

segunda-feira, 22 de julho de 2013

O samba no olhar do brasileiro...


  LEMOS, Joilton Lopes de Brito.

(Atividade proposta). Lendo os textos “Os Sonacirema” (MINNER, Horace)  e “Você tem cultura?” (DAMATTA, Roberto), elabore um texto discutindo aspectos da sua cultura. Apresente dados sobre as dimensões que promovem as formas de ver, pensar e agir no mundo. 












Na primeira metade do século XX, o samba era conceituado – pelas pessoas que não o praticavam – como desordem, algo que deveria ser extinto a qualquer custo. Com o passar do tempo esse conceito foi se transformando.
Quando olhamos para a história do samba, notamos que houve uma grande "resistência", por parte de seus defensores, para impedir sua extinção. Era comum no início do século passado sambistas serem perseguidos e terem seus instrumentos quebrados pelas autoridades, pois a elite brasileira – de um modo geral – não aceitava nada que remetesse a cultura negra.
 Pessoas que tentassem manter suas tradições negras eram vistas como agentes da desordem. Por causa dessas perseguições, os sambistas se reuniam dentro de suas casas, para que pudessem praticar o samba com tranquilidade. Muito desses encontros aconteceram na casa de Tia Ciata de Oxum, baiana, que veio para o Rio de Janeiro e protegeu o samba como se fosse seu filho. Hoje ela é considerada a Mãe do Samba.
A resistência do sambista não foi em vão. O samba hoje é admirado por muitos brasileiros e estrangeiros, tendo em vista que milhares de turistas chegam todos os anos para assistir os desfiles das escolas de samba.
Enfim, com o passar do tempo a cultura se perpetua, em virtude da resistência de quem a preserva e das mudanças de pensamento dos indivíduos, que a partir de uma visão menos preconceituosa faz com que todos os movimentos culturais tenham seu lugar dentro da sociedade.

Texto produzido no dia 04 de maio de 2009 e apresentado a antropóloga Mônica Dias, professora da disciplina Cultura Local Global I, UERJ/FEBF.



Sem comentários:

Enviar um comentário