Carnaval

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

III Cine-Debate: "Gosto que me enrosco" - Portela, 1995

Mesa com os debatedores

Foi realizado no dia 27 de outubro de 2012, o terceiro Cine-Debate, no Centro Cultural Cartola. Este projeto tem como objetivo reunir amantes das escolas de samba para relembrar desfiles emocionantes do carnaval carioca.


A Porta-Bandeira (Ana Paula) e o Mestre-Sala (Róbson)

Desta vez o desfile escolhido foi o da Portela de 1995. O evento se deu através de uma parceria entre o Centro Cultural Cartola e os responsáveis pelo site Portelaweb - que tem como objetivo resguardar a história da Águia de Madureira.



À frente, Nilce Fran (coordenadora da ala de passistas da Portela). Ao fundo, Luiz Carlos Magalhães (Pesquisador de carnaval)

Compuseram a mesa de debate: Fábio Pavão e Paulo Renato Vaz (organizadores do Portelaweb), Jerônymo (Coreógrafo da comissão de frente, mestre-sala e coreógrafo da Ala Sambarte do desfile da Portela de 1995), Mestre Mug (Mestre de bateria da Portela de1995), Djalma (diretor de harmonia da Portela de 1995, Júnior Escafura (atual coordenador de carnaval da Portela).


Joilton Lemos e Rachel Valença (Pesquisadores de Carnaval)


A pesquisadora Rachel Valença deixou bem claro que o Centro Cultural Cartola está aberto para todos os interessados em fazer pesquisas na área de samba e carnaval e para os voluntários que quiserem ajudar nos trabalhos de salvaguarda do samba e do carnaval desenvolvido pelo Centro Cultural Cartola. Em sua fala disse que muito das vezes sai do trabalho e vai direto pra o "Cartola" dar a sua contribuição. Disse que muitos falam que isso é maluquice, uma vez que seu trabalho no CCC não é remunerado. No entanto, disse que durante nossa vida fazemos muitas maluquices pelo carnaval, que isso, então, é apenas mais uma das maluquices de quem ama o carnaval.


Joilton Lemos reverenciando o Pavilhão da Portela

Antes da palestra começar, o público assistiu um vídeo com imagens do desfile antológico da Portela, de 1995, quando a Portela apresentou o enredo "Gosto que me enrosco", neste ano a escola foi a vice-campeã, perdendo para a Imperatriz Leopoldinense por 0,5 ponto. Aplausos tomaram conta do auditório, quando no vídeo apareceu imagens de Clóvis Bornay - antigo carnavalesco da Portela, autor do enredo de 1970, "Lendas e Mistérios da Amazônia", falecido em 2005; Dona Zica - que desfilou junto com Dona Neuma em um dos carros alegóricos; Jerônymo - bailando como Mestre-Sala, presente no evento, o coreógrafo se emocionou e não se fez de rogado, ao pegar no microfone foi direto, disse que a Portela só reconheceu seu talento quando a Imperatriz Leopoldinense, na figura do seu então presidente Luizinho Drummond, convidou-o para substituir Chiquinho, mestre-sala da Imperatriz na época. Jerônymo foi além e disse que muito das vezes não é bem visto pelos dirigentes da Portela, mas que ele não liga porque "...eles passam e eu fico!!!!"
 
 
Joilton Lemos, Mestre Mug e Baianas da Portela
 

O evento terminou com petiscos e caldo verde oferecidos pela equipe do PortelaWeb e muito samba com o grupo Velhos Malandros, que fizeram uma roda de samba denominada "Orgulho de ser Portelense".


Confira mais fotos do evento:


http://www.facebook.com/media/set/?set=a.220706991394262.54721.100003648879947&type=1
 
Parabenizo mais uma vez o Centro Cultural Cartola pela iniciativa e a todos do PortelaWeb!!! O Cine-Debate foi um sucesso!!